A Comissão Estadual de Leilão realizou nesta terça-feira, 31 de outubro, no Centro de Eventos Multiuso, em São José, o Encontro Anual de Proprietários/representantes de Pátios Conveniados com o Detran/SC de todo o estado. O objetivo é promover um intercâmbio entre os novos e os antigos pátios, relembrando a alguns e apresentando a outros os principais itens sobre legislação e padrões de procedimentos adotados pela comissão. O calendário de leilões para 2018 foi o ponto principal da reunião.
O presidente da Comissão, Cel PM RR Djalma Cunha Júnior fez a abertura dos trabalhos dando as boas vindas aos participantes e apresentando a equipe e o trabalho realizado. Também ressaltou itens sobre as obrigações e responsabilidades daqueles que pretendem integrar o calendário de leilões.
Em seguida, representantes de cada um dos setores repassaram orientações desde os procedimentos iniciais como cadastro do pátio; inserção dos veículos no sistema; auditagem; escolha dos itens aptos; avaliação; até o leilão e pós leilão, que inclui a parte financeira, elencando os principais problemas e erros encontrados no dia a dia, apontando soluções, bem como a forma correta de acordo com os padrões utilizados pela comissão.
A parte inovadora foi a apresentação dos resultados dos trabalhos da equipe dos ferrosos, responsável pela prensagem de veículos com restrições judiciais, que respondeu questionamentos sobre os procedimentos e destino dos veículos judiciais, encerrando com a divulgação do calendário provisório de leilões para 2018. A previsão é de 24 edições, de março a dezembro.
Gean Diogo de Sá, proprietário dos pátios de Xanxerê e Ipuaçu, é um dos recém-incluídos no processo. Em sua primeira reunião ele conta que conseguiu sanar as dúvidas, conhecer um pouco mais dos procedimentos para a realização do leilão e trocar experiências. “Para nós é tudo novo, teremos que nos adequar. Senti bastante confiança na equipe, que se colocou disponível para nos auxiliar a qualquer momento”, frisou o empresário.