O 19º leilão do ano realizado pela Comissão Estadual de Leilão do Detran/SC aconteceu a 570 Km da Capital, em Chapecó, sob o comando do leiloeiro Lúcio Ubialli. O certame aconteceu nesta terça-feira, 3, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, onde foram vendidos 641 veículos, sendo 94 para circular e 547 sucatas, referentes aos itens apreendidos e retirados de circulação nos municípios de Chapecó, Xanxerê, Abelardo Luz, Águas Frias, Capinzal, Concórdia, Itá, Jardinópolis, Mondaí, Xaxim, Nova Erechim, Nova Itaberada, Pinhalzinho, Quilombo, São João do Oeste, São Miguel do Oeste, União do Oeste e Zortéa, o que garantiu uma arrecadação aproximada de R$ 422 mil.
Os itens vendidos são leiloados no estado de conservação em que se encontram. Osveículos conservados são entregues com a Declaração de CRV e poderão voltar a circular; já as sucatassaem do pátiocom a Certidão de Baixa e não podem voltar às vias públicas.
No Edital Descritivo do certame estão previstas algumas restrições aos participantes, ficando impedidos de comprar – os membros da Comissão Estadual de Leilão, o Leiloeiro, os proprietários de Pátios conveniados com o Detran, bem como seus parentes até o segundo grau, além de pessoas físicas e jurídicas impedidas de licitar e contratar com a administração pública.
Exceto os integrantes dessa relação, qualquer pessoa pode comprar veículos para circular; já as sucatas, são vendidas somente para empresas que atuam no ramo de revenda de peças usadas.
O pagamento é feito através de depósito identificado, em até 24 horas após o leilão, em uma conta indicada pelo leiloeiro durante o certame.
Os próximos leilões serão realizados em Lages (17/10), Criciúma (24/10) e Blumenau (7/11). As fotos dos veículos integrantes dos certames podem ser visualizadas no site do Detran/SC, portal.detran.sc.gov.br, em Leilão – Projeção de Leilões.