A Comissão Estadual de Leilão do Detran/SC realizou nesta terça-feira, 29, em Mafra, o 16º leilão do ano. No evento, comandado pelo leiloeiro Rodolfo Schontag, foram vendidos 502 veículos, sendo 98 para circular e 404 sucatas, referentes aos itens apreendidos e retirados de circulação nos municípios de Mafra, Campo Alegre, São Bento do Sul, Canoinhas, Porto União, Rio Negrinho, totalizando R$ 596,9 mil.
Conforme a Lei 13.160/15, os valores arrecadados são utilizados para quitar os débitos que os veículos leiloados possuíam com o estado (licenciamento, IPVA, seguro obrigatório e multas); com o município (multas); bem como com os pátios permissionários onde os veículos estavam depositados.
O comprador não poderá realizar nenhuma manutenção, conserto, reforma, reparos ou qualquer ação no bem adquirido para circular, até que seja finalizado o processo de pagamento, desvinculação dos débitos, baixa de gravames, de comunicação de venda e outros que constam no dossiê do veículo, para que assim possa efetivamente dar início ao processo de transferência, que deverá ser feita até 30 dias após a data da última desvinculação.
Terminado o evento, a equipe da Comissão Estadual de Leilão, atuando como agente fiscalizador do processo, continua na região acompanhando os trabalhos de inutilização de chassis e motores e de destruição das placas em cada um dos pátios que participaram do certame.
Os próximos leilões serão realizados em Navegantes (12/9), São José (26/9) e Chapecó (3/10). As fotos dos veículos integrantes dos certames podem ser visualizadas no site do Detran/SC, portal.detran.sc.gov.br, em Leilão – Projeção de Leilões.